Atendimento terapeutico ocupacional na Casa da Esperança

Atendimento terapeutico ocupacional na Casa da Esperança
intervenção com garoto autista em sala de vivência

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Atendimentos realizados no CAPS I de Coreaú

Pego esta postagem para descrever alguns momento que vivi durante meus dois anos como terapeuta ocupacional do CAPS I de Coreaú (do qual sou sócia-fundadora - rsrsrsrrsrs), momentos que consegui realizar em plenitude da palavra o que é ser terapeuta ocupacional, pois além de ajudar muitos dos pacientes, consegui mostrar como dar continuidade a vida deles, mesmo após o diagnóstico de algum transtorno mental.


Uma das atividades que os pacientes mais gostavam de realizar era o Condicionamento Funcional, ou seja, atividade física, neste caso específico a caminhada pela praça da igreja matriz. Ao final de cada atividade era realizado um relaxamento e após este, servido um lanche, momento em que era explicado a importancia de exercitar o corpo. 

Esse foi uma das atividades denominadas de "Grupo do Corpo" onde eram realizadas orientações sobre a importancia e necessidade da higiene corporal. Eram realizados corte de cabelo, manicure, escovação de dentes, etc. Tudo que pudesse mostrar na prática, como é bom e e faz bem os cuidados com o nosso próprio corpo.

Outro momento marcante, o primeiro Natal comemorado no CAPS, onde vários pacientes nunca haviam feito parte de uma festa de confraternização tão grande. Os empresários e lojistas da cidade contribuiram conosco para a realização da festa; e a equipe da época se reuniu para a organização e a realização propriamente dita da festa. Obrigada a todas as pessoas que fizeram possivel realizar essa comemoração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário