Atendimento terapeutico ocupacional na Casa da Esperança

Atendimento terapeutico ocupacional na Casa da Esperança
intervenção com garoto autista em sala de vivência

segunda-feira, 7 de março de 2016

E o Brincar continua...


      Nós terapeutas ocupacionais insistimos muito na importância do brincar para as crianças, sejam estas com atraso no desenvolvimento, algum transtorno ou algum problema motor. Não importa a sua dificuldade, a brincadeira vai ajudar essa criança a se desenvolver e principalmente a se reconhecer  como um ser social e com características próprias. 

     Um fator muito importante para que essa brincadeira tenha esse papel de desenvolvedor, é a participação de uma pessoa mais experiente, seja esta um adulto ou uma criança mais velha, que vai além de lhe acompanhar na brincadeira, ensinar como cada jogo, brinquedo e brincadeira funcionam.

   Assim, papais e mamães, titios e titias, irmãos e irmãs e principalmente profissionais envolvidos no acompanhamento da criança com alguma dificuldade....

VAMOS BRINCAR!!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Brincar....e sua importância!!!!


Muitas vezes os pais acham que entregar um brinquedo (ou vários brinquedos) a criança já está ajudando no brincar desta, porém, muita vezes é esquecido que para a criança aprender a brincar é importante que ela veja o exemplo, pra depois imitar. Afinal, a criança aprende tudo na vida pela observação e imitação e para tanto, faz-se necessário que alguém (adulto ou criança mais experiente) brinque junto com ela.
O brinquedo quando entregue a criança é algo novo e que ela não sabe o que fazer no primeiro momento, por isso, nós TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, insistimos tanto na importância do brincar para o melhor desenvolvimento da criança.
Além da interação que ocorre durante a brincadeira, cada brinquedo ou jogo, tem a possibilidade de ensinar a criança coisas diferentes para o seu dia a dia, como:
- conjunto de panelas - ensina a importância da alimentação, como comer sozinha, etc.
- Jogo de encaixe - ensina a organização e orientação espacial, limites, etc.
- Atividades de pintura - ensina cores, formas e delimitação de espaço, como também a brincadeira de faz de conta, etc.
Aqui são apenas alguns dos exemplos de brincadeiras que podem ser feitas.
Abaixo segue um quadro de orientação sobre a escolha do brinquedo.


 

domingo, 31 de janeiro de 2016

AS ORIENTAÇÕES AOS PAIS

Algumas crianças tem dificuldades em se alimentar e é sabido que a parte da alimentação é importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer criança.

A Terapia Ocupacional pode de uma forma lúdica ajudar aos pais a incentivarem esta criança durante sua alimentação. Alguns passos podem ser fundamentais para auxiliar nesse processo que muitas vezes pode ser complicado:

- Prepare o ambiente (toda criança precisa ter um lugar de referencia para se alimentar, mesmo que seja um lanche rápido, é importante haver um lugar confortável e que a deixe de forma fácil para se utilizar dos utensílios);
- Use utensílios adequados (cada criança tem um tamanho diferente e de acordo com sua idade, então, utilize copos, pratos e talheres adequados aos seu tamanho);
- Organize uma rotina (os horários de alimentação são importantes para prepara o organismo dessa criança - se ela tiver alguma necessidade especial, pode-se utilizar de pistas visuais para ajudar no entendimento dessa rotina);
- Valorize a independência dela (cada detalhe e aprendizado é importante e deve ser comemorado junto com ela);
- Respeite o tempo de cada um (não podemos querer que as crianças façam suas atividade, inclusive a alimentação, no mesmo tempo que nós adultos).

Como o brincar é uma das formas mais utilizadas pela Terapia Ocupacional durante o atendimento com crianças, algumas coisas que podemos fazer em casa para ajudar na dinâmica da alimentação, como: